A COGIC

Igreja de Deus em Cristo no EUA


Um culto marcado pela extrema liberdade ao mover do Espírito Santo, uma musicalidade dinâmica e empolgante, um estilo de pregação poderoso e único, a mensagem da santidade pregada com autoridade bíblica e sem legalismos. Esta é a COGIC (Church Of God In Christ) - Igreja de Deus em Cristo. Uma história centenária de pentecoste, evangelização, ensino e relevância social...

Está bem documentado, que após ser rejeitado pela Igreja Batista nos anos 1890s, o então Pastor Charles Harrison Mason e seu colega C.P. Jones, organizaram o que era conhecida como, por um curto período de tempo, a Igreja de Deus, uma igreja que era baseada da doutrina da santificação. Em 1897, o Pastor Mason foi inspirado por Deus a usar o nome, Igreja de Deus em Cristo, como o nome desse movimento da santidade.Datando seu começo dos eventos organizacionais daquele ano (1897), a Igreja de Deus em Cristo ultrapassou sua celebração centenária, no ano de 1997. Planos e projecoes já tem sido formulados para que a maior denominação afro-americana do mundo possa formalmente celebrar seu humilde começo enquanto reverentemente celebra sua história de crescimento e sucesso fenomenal.

Um ponto decisivo para a igreja e seus fundadores aconteceu em 1907 quando Mason, D.J. Young e J.A. Jeter viajaram para o reavivamento da Rua Azusa em Los Angeles. Eles ouviram os ensinamentos do pai do pentecostalismo do século 20, Pastor W.J. Seymour. Pastor Mason convenceu-se de que o derramar do Espírito Santo era uma parte essencial da experiência da salvação para o crente. Como resultado do batismo no Espírito Santo que Mason experimentou (com a evidência inicial de falar em línguas), voltou a Memphis para compartilhar seu testemunho com outros membros de sua igreja, audaciosamente falaram contra a discriminação e racismo na América. Muito antes da liderança do Dr. Martin Luther King Júnior, Bispo Mason foi preso porque frequentemente falava contra o preconceiro racial e discriminação.

Subsequentemente, por causa que alguns amigos de Mason não aceitavam a experiência batismal doutrinariamente sã, a Assembléia Geral retirou o braço direito da comunhão: Mason. O Pastor Mason então convocou uma conferência em Memphis, com todos os ministros que criam no recebimento do batismo com Espírito Santo de acordo com Atos 2:1-4. Os que compareceram foram: E.R. Driver, J. Bowe, R.R. Booker, R.E. Hart, W.Welsh, A.A. Blackwell, E.M. Page, R.H.I. Clark, D.J. Young, James Brewer, Daniel Spearman e J.H. Boone.

Esses homens de Deus organizaram a primeira Assembléia Geral da Igreja de Deus em Cristo. O Supervisor Mason foi então unanimente escolhido como o Supervisor geral e apóstolo chefe da nossa denominação. A ele foi dada completa autoridade para estabelecer doutrina, organizar auxiliares e indicar supervisores.

Como apóstolo chefe, Bispo Mason imediatamente dedicou 20 dias, de 25 de Novembro a 14 de Dezembro, anualmente, como um tempo de encontro para comunhão entre todos os membros da Igreja de Deus em Cristo e a realização de todas as reuniões de casos eclesiásticos pertinentes ao crescimento da igreja nacional. Essa época do ano foi escolhida porque a maioria dos membros da igreja viviam em distritos rurais do Mississippi, Tennessee e Arkansas. Nesse período do ano, eles tinham provisões suficientes e recursos financeiros provenientes da colheita que os capacitavam financeiramente a frequentar e apoiar a reunião nacional. As primeiras reuniões nacionais aconteceram no 392 da Rua Wellington Sul, Memphis, TN. O primeiro tabernáculo nacional foi construído e terminado em 1925 na mesma cidade. Esse tabernáculo, todavia, foi destruído pelo fogo onze anos mais tarde, em 1936. Nesse ínterim, até 1945, nossa convocação nacional acontecia na igreja pastoreada pelo Bispo Mason.


Em 1945, Bispo Mason foi capaz de visualizar a realização de seu sonho. Ele dedicou o Templo Mason em Memphis, TN, que foi construído por menos de U$ 400.000 durante a Segunda Guerra Mundial. Esse auditório tornou-se o maior centro de convenções de propriedade de um grupo religioso afro-americano na América. Sob a direção apostólica e espiritual do Bispo Mason nossa igreja tem crescido de 10 congregações em 1907, ao maior grupo pentecostal na América. A membresia da Igreja de Deus em Cristo cresceu de 3 (três)milhões em 1973 a um número estimado de 8 (oito) milhões em 1997. Igrejas iniciadas em Memphis, Tennessee, foram estabelecidas em todo o Estados Unidos, em todos os continentes e em muitas ilhas.

A Igreja de Deus em Cristo no Brasil

Tudo começou no coração de Deus e de um homem chamado Pastor Rubens dos Santos. Tendo sido ordenado aos 22 anos na igreja Batista, serviu esta igreja por aproximadamente mais 22 anos. Após todos esses anos de pastorado, Deus reservava ao seu servo uma nova experiência: o seu batismo no Espírito Santo, dando assim início a um novo tempo, o que o levou a pedir a Deus que o guiasse em um novo ministério, cheio da graça e da unção do Espírito Santo. A partir desse momento, Deus começou a mudar aquela situação.

Por volta de 1984, o Pr. Rubens, então capelão evangélico da Casa de Detenção, fundou uma organização chamada SEMEIA (Sociedade Evangélica Missionária Educacional Inter-Americana), filiada a duas outras organizações americanas, que atuava na evangelização de presidiários, tanto no Brasil como nos Estados Unidos. Exerceu a capelania por 17 anos.

Na mesma época fundou uma organização visando o progresso e a integração dos negros no Brasil, chamada Pr. Martin Luther King Jr., fruto da admiração que tinha pelo trabalho desse grande líder.

O Pr. Rubens dos Santos amava muito a nação americana (era americano de coração!) e viajava para lá uma vez por ano. Foram tantas as dificuldades: conseguir pagar a passagem, dormir em banco de igreja, passar o Natal sozinho, entre muitas outras. Mas não havia desânimo em seu coração.

Pr. Rubens gostava muito de ler sobre a história dos negros americanos. Um dia caiu em suas mãos um livro sobre a IGREJA DE DEUS EM CRISTO, o que lhe despertou interesse pela história da igreja. Um dia ele me disse: “Jecé, aqui está a igreja que eu estava pedindo a Deus”.

Certa vez, numa de suas viagens, seu voo ficou retido no aeroporto por, aproximadamente, uma hora. Ele então pegou o telefone, ligou para o pastor que havia dado o livro a ele e pediu para que o ajudasse a conhecer aquela igreja. O pastor disse que nada poderia fazer, mas que tinha o telefone de outro pastor que, com certeza, o ajudaria. Foi o que ele fez. Ligou e disse que queria conhecer a igreja e começar um trabalho no Brasil. Esse pastor a que me refiro não é outro senão o nosso Bispo Moore.

A partir desse momento uma grande amizade uniu esses homens de Deus que, juntos, compartilharam muitas alegrias, fizeram planos, comeram juntos e, graças à hospitalidade do novo amigo, Pr. Rubens tinha um lugar para repousar nas viagens aos Estados Unidos. E o Bispo Moore também era acolhido pela família Santos quando vinha ao Brasil.

Como fruto de tudo isso, em 1986 o Pr. Rubens dos Santos fundou a IGREJA DE DEUS EM CRISTO no Brasil, que começou os trabalhos na casa do Pr. Aldo Bezerra (hoje Superintendente do 1º Distrito) e da Miss. Graça Silva.

Assim que iniciou a igreja, sentiu o desejo de também abrir uma igreja no Rio de Janeiro. E lá fomos nós: em 1992, ele alugou um ônibus, chamou alguns irmãos e partiu para o Rio de Janeiro. Lá o trabalho começou dirigido pelo Pr. João Bispo de Lima e, posteriormente, pelo Pr. Robson Paiva, hoje Superintendente do 2º Distrito.

Algum tempo depois, Pr. Rubens me disse: “Agora vamos abrir uma igreja em Salvador”. Pegamos um avião e lá fomos nós. Infelizmente, ele não teve tempo de ver também esse sonho realizado. Deus o recolheu. “Paulo plantou, Apolo regou, mas Deus dá o crescimento.”

Hoje o que vemos é o trabalho prosperar e crescer em vários estados. Vemos com nossos olhos o que Deus está fazendo e o que vai continuar a fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário