quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

PIEDADE E PRAZER

Lição 17
2ª Revista de EBD da COGIC Brasil


TEXTO ÁUREO

Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.
(Salmos 16:11)

VERDADE APLICADA

A verdadeira piedade consiste em encontrar o prazer no Senhor em detrimento dos prazeres terrenos.

ESCRITURA BASE

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
(Salmos 1:1-6)

INTRODUÇÃO

A piedade em nosso século tem sido substituída pela auto satisfação. Os homens e mulheres piedosos são marginalizados pela “sociedade do prazer”, pois de dedicam a viver um estilo de vida cristão. “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” (2 Timóteo 3:12). Prazeres são um aspecto secundário na vida de um cristão, pois sua piedade o faze priorizar o Reino e a Justiça de Deus (Mateus 6:33).
O sábio Salomão declara: “O que ama os prazeres padecerá necessidade...” (Provérbios 21:17).
Nesta lição estamos estudando a relação equilibrada entre a piedade e o prazer.

1.     CRIADOS PARA O PRAZER

Deus não criou o homem somente para o trabalho e o cumprimento de um propósito cósmico, mas também para o prazer e o deleite. Ao cria-lo, Deus o colocou em um jardim chamado ÉDEN,       que significa “lugar de prazeres” ou “lugar de delícias”. Todo nível de satisfação estava à disposição do primeiro casal (Adão e Eva), o melhor clima, os alimentos mais deleitosos, uma vida sexual abundante e sem culpa.
Deus presenteou nosso cérebro com maravilhosas sensações de prazer. Quando vivenciamos uma situação de prazer, nosso cérebro libera, na área tegmental ventral (VTA), um neurotransmissor chamado dopamina.

Os neurotransmissores são substâncias químicas que enviam informações para as células cerebrais. A dopamina é então enviada para as seguintes áreas:

Amígdala: é a estrutura que controla as reações emocionais e aprende informações emocionalmente importantes, também está associada a excitação e atividade sexual
Núcleo accumbens: controla suas funções motoras, área que te faz roubar outro brigadeiro da mesa.
Córtex pré-frontal: ajuda a focar sua atenção naquilo que está te dando prazer
Hipocampo: área responsável pela formação de memórias, dessa forma podemos memorizar as coisas que nos causam prazer.
Essas áreas formam o sistema de recompensa, causando assim, uma ótima sensação que reforça o estímulo que causou o prazer.

Assim, é fácil de reconhecer: o prazer não produto do Pecado, é uma dádiva de Deus para a sua preciosa criação. Dentro de seus parâmetros, Deus que quer que tenhamos prazer.

2.     LIVRES DA MENTALIDADE HEDÔNICA

Ao dizer que Deus nos criou para o prazer, não estamos determinando o supremo propósito da criação, mas sim uma dádiva divina a mesma.
Não podemos restringir a criação divina ao seu sistema neural de recompensa. Pois fazer tal afirmação é ratificar o HEDONISMO, a antiga filosofia grega desenvolvida por Aristipo de Cirene (435-335 a.C.), que exalta o prazer como o bem supremo, finalidade e fundamento da vida moral. Segundo ele, o prazer, independentemente da sua origem, tem sempre a mesma qualidade e o único caminho para a felicidade é a busca do prazer e a diminuição da dor. Ele afirma inclusive que o prazer corpóreo é o próprio sentido da vida. Outros defensores do hedonismo clássico foram Teodoro de Cirene e Hegesias de Cirene.
Mesmo tendo existido muito antes da antiga Grécia, Sodoma já era uma sociedade hedônica. Acerca da verdadeira natureza de seu pecado está relatado na Palavra de Deus:
Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado. E se ensoberbeceram, e fizeram abominações diante de mim; portanto, vendo eu isto as tirei dali.” (Ezequiel 16:49,50).
A busca pelo prazer sempre é em detrimento da necessidade e dos sentimentos alheios, assim, o hedonismo é egoísta e egocêntrico.
A sociedade ocidental moderna é profundamente influenciada por essa filosofia. Somo uma sociedade hedônica, e a única forma de escapar desse império sócio-psico-cultural, é a entrada no Reino de Deus, cujos valores e princípios são totalmente diferentes. E é somente através do Novo Nascimento que podemos entrar na realidade deste Reino (João 3:3-7), e vencer os deleites humanos que conservam o mundo no caos. “De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?” (Tiago 4:1). Não há meio termo, ou somos amigos dos prazeres ou somos amigos de Deus (2 Timóteo 3:4).

3.     PARÂMETROS DIVINOS DO PRAZER

Como já dissemos, os mecanismo mentais do prazer foram criados por Deus, mas precisamos considerar algo: A área do cérebro chamada “córtex pré-frontal dorsolateral” é o fator regulador e disciplinador do homem; essa região tinha pleno funcionamento antes da Queda de Adão, mas após a Queda, o cérebro humano que operava com potencial de 100% (Eclesiastes 7:29), agora, segundo os cientistas, atinge no máximo 10% deste potencial original (nos superdotados). E com o amortecimento desse córtex pré-frontal dorsolateral, a necessidade humana da dopamina aumentou consideravelmente. Esse córtex era o parâmetro divino do prazer, mas agora, os parâmetros são ditados pela lei moral.
Somente através do Novo Nascimento e da regeneração pelo Espírito Santo, podemos viver e andar segundo o homem interior à imagem de Deus, e não segundo os sentidos físicos que foram corrompidos pela Queda (2 Coríntios 11:3; 2 Pedro 2:13; 2 Tessalonicenses 2:12). Estes fatos nos dão melhor compreensão de Romanos 12:2.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
O “mundo” é o sistema corrompido estabelecido à partir da Queda, o qual molda do ser humano nascido de mulher, tornando-o produto desta corrupção. Essa transformação proposta pelo apóstolo Paulo somente é possível porque em Cristo temos um novo espírito com uma mente que precisa ser exercitada (1 Coríntios 2:16). Mas Paulo começa com rogos dizendo: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12:1). É por meio da disciplinada subjugação do corpo (1 Coríntios 9:27) que saímos do “molde” deste mundo e iniciamos o processo de renovação da mente e transformação do ser.
Estes parâmetros de Deus para o prazer se resumem no fruto do Espírito: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (Gálatas 5:22).
Note que os prazeres desordenados e ímpios são na verdade uma deturpação de prazeres lícitos. Comer não é pecado, glutonaria sim; Sexo não é pecado, mas sim adultério, fornicação, homossexualismo...

4.     ENCONTRANDO O PRAZER EM DEUS

Assim era no Éden, o maior prazer de Adão e Eva estava em sua comunhão com Deus. Sua presença na viração do dia (Gênesis 3:8a) era um evento literalmente apoteótico e renovador, cujo deleite não poderia ser superado por qualquer sensação ou mesmo por um clímax sexual. O êxtase desse encontro diário acentuava a glória do casal e promovia um novo “download” de conhecimentos cósmicos e eternos que a ciência moderna não poderia mesurar. Foi isso que tornou o Pecado tão ofensivo e hediondo, trocar o prazer dessa intimidade por uma fruta (Gênesis 3:11).
Mas Deus deixou ainda ao homem, na Antiga Aliança, o meio pelo qual desfrutar, ainda que parcialmente, desse abundante gozo e delícias que não cessam.
Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.” (Salmos 16:11)
Mas é a Nova Aliança em Cristo Jesus que essa comunhão e prazer são potencializados pela habitação do Espírito Santo em nós (2 Coríntios 13:13; Colossenses 1:26-27).
É o prazer em Deus através da oração que nos leva a ter prazer na lei de Deus.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmos 1:2).
E agora, em Cristo, tendo nosso homem interior recriado (2 Coríntios 5:17) e vivificado (Efésios 2:5-6) pelo Espírito Santo (Romanos 8:11), temos prazer na lei de Deus. “Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus...” (Romanos 7:22)

CONCLUSÃO

Nossa geração clama por homens e mulheres piedosos que estejam dispostos a abdicar dos prazeres temporais para viver as delícias da intimidade com Deus, a comunhão com o Seu Espírito (2 Coríntios 13:13).
Nossa gestão de tempo revela nosso real prazer. O tempo do homem moderno sucumbe diante de entretenimentos, lazeres, redes sociais, futilidades... e estes estão relegados a mediocridade diante de Deus. Mas aqueles que diligentemente disciplinarem seu tempo na comunhão com Deus (Salmo 55:17; Daniel 6:10; ), verão o poder, o favor e a promoção de Deus em suas vidas (Provérbios 22:29).
Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.” (Efésios 5:14-16).

QUESTIONÁRIO

1.     O QUE É O HEDONISMO?
2.     O QUE SIGNIFICA ÉDEN?
3.     O QUE ACONTECERÁ COM O QUE AMA OS PRAZERES? CITE UMA ESCRITURA.
4.     O QUE É O “MUNDO”, SEGUNDO ROMANOS 12:2?
5.     COMO ENCONTRAR O PRAZER EM DEUS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário